O De Olho na CFEM é uma iniciativa do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração e do grupo de pesquisa e extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS), em parceria com o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam).
Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração
É uma construção coletiva, que nasceu em 2013, com a junção de 42 organizações e movimentos sociais preocupados com o avanço desenfreado da mineração e dos seus impactos socioambientais no Brasil. Uma articulação que atua em rede e que têm no centro da sua agenda o tema da expansão descontrolada da mineração; a ameaça aos direitos sociais e territoriais de povos indígenas, comunidades tradicionais e grupos vulneráveis; os impactos socioambientais em áreas atingidas por projetos de mineração; as desproporcionais vantagens fiscais; e a reformulação do seu marco regulatório.
www.emdefesadosterritorios.org
Grupo de pesquisa e extensão Política, Economia, Mineração, Ambiente e Sociedade (PoEMAS)
É um grupo multidisciplinar e interinstitucional formado por acadêmicos que se propõem a refletir sobre as múltiplas interfaces entre o setor extrativo mineral e a sociedade.
Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam)
É um grupo que se destina a coordenar e executar atividades de pesquisa, extensão, ensino, inovação e prestação de serviços, sediado na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a partir de proposta de atuação interdisciplinar e interinstitucional. Suas atividades são desenvolvidas em uma dinâmica de interdependência e complementaridade, buscando qualidade na produção do conhecimento sobre comportamentos regulares de fenômenos socioeconômicos, sobretudo aqueles cuja materialização se dá especialmente em regiões e territórios minerados e/ou afetados pela mineração na Amazônia, a partir de uma perspectiva interdisciplinar. E o faz a partir da construção e análise de bases de dados, tendo como noção de trabalho a agregação de informações econômicas conforme a Contabilidade Social com recorte sub-nacional.