Como incidir no orçamento municipal?
Desafios de incidência no orçamento de municípios que arrecadam CFEM
No primeiro dia do I Encontro Nacional sobre a CFEM, dia 26 de agosto, foi lançada a cartilha “Influenciando o destino da CFEM no orçamento municipal.
Alessandra Cardoso, assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc, facilitou o espaço de lançamento da publicação.
Ferramenta
A cartilha surge como instrumento informativo para a construção de caminhos para influenciar os rumos do “royalty” da mineração nos orçamentos dos municípios que recebem o recurso. Ela é parte do projeto De Olho na CFEM.
O material está dividido em quatro partes, que dialogam desde a relação entre a CFEM e a garantia dos direitos humanos até a construção dos caminhos para que os recursos sejam destinados a políticas e iniciativas que favoreçam os grupos e comunidades mais impactados pela mineração.
“Esses recursos deveriam ir não preferencial, mas obrigatoriamente para um fundo de reparação, ou um fundo de mitigação ou de diversificação. Enquanto a gente não tem uma lei nacional que estabeleça essa obrigatoriedade, a gente vai ter, e é o que a gente estamos fazendo com muita beleza e potência, a luta para garantia dos direitos”
Alessandra Cardoso